Comentário: Em economia, BRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (o grupo BRIC: Brasil, Rússia, Índia e China), que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. Apesar de o grupo ainda não ser um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, como no caso da União Europeia, existem fortes indicadores de que os quatro países do BRIC têm procurado formar um clube político ou uma aliança, e assim converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica. Desde 2009, os líderes do grupo realizam cúpulas anuais.
Comentário: ONGs é a sigla para Organizações não Governamentais, que são instituições criadas sem ajuda ou vínculos com o governo, geralmente de fundo social e sem fins lucrativos.
As ONGS são caracterizadas por ações de solidariedade nas políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em favor de populações excluídas das condições da cidadania, ou também pelos direitos dos animais. As ONGs fazem parte do chamado terceiro setor da Economia.
OPEP: Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
OMS: Organização Mundial da Saúde.
UE: União Europeia.
OIT: Organização Internacional do Trabalho.
FEM: Fórum Econômico Mundial.
G7: Grupo dos países mais ricos do mundo. USA, Japão, Inglaterra, França, Itália, Canadá e Alemanha - mais a Rússia (esta faz parte por causa de sua força bélica e histórica), assim vira G7+1 ou G8.
FAO: Organização para a Alimentação e Agricultura.
GATT: Acordo Geral de Tarifas e Comércio.
OCDE: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento do Comércio.
ONG: Organização Não Governamental.
Unesco: Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
Gabarito: Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
Fracassos: conflitos entre EUA e URSS e seus desdobramentos (Guerra do Vietnã, Guerra da Coréia e Guerra do Afeganistão), conflitos entre palestinos e israelenses, Guerra da Síria, invasão dos EUA no Iraque, a invasão da Rússia na Criméia.
c) Sabe ler e escrever, porém ao compreende o que lê e escreve. Também é a pessoa com um diploma em uma área e não sabe executar o trabalho dessa mesma área.
d) Aquele que não sabe operar um computador ou tecnologias semelhantes. É uma das principais causas do desemprego estrutural.
Comentário: De acordo com o meio onde o deslocamento é realizado, os meios de transporte são classificados em:
Terrestres: deslocam-se na terra (ruas, estradas, rodovias) sendo classificados em ferroviário, rodoviário e metroviário. Os meios de transporte terrestres podem ser trem, ônibus, metrô, carro, moto, caminhão, bicicleta, dentre outros.Aquáticos: também chamados de hidroviários, os meios de transporte aquáticos deslocam-se na água, por meio de barcos, navios, balsas, canoas. São classificados em marítimo (mar), fluvial (rio) e lacustre (lago).Aéreos: os meios de transporte aéreos são aqueles que se deslocam no ar, sendo considerado a modalidade criada recentemente e uma das mais rápidas do mundo. Exemplos: aviões, helicópteros, balões e dirigíveis. Dutoviários: também chamado de transporte tubular, esse tipo de transporte é feito por meio de tubos, para trasportar gases e fluidos.
Gabarito: O trabalhador fordista é um operário que trabalha com movimentos repetitivos, sem a necessidade de pensar ou desenvolver algo (é o trabalhador de macacão azul). Já os trabalhadores atuais estão mais inseridos no setor terciário, pois a tecnologia está cada vez mais presente nas indústrias. Apesar das rotinas, os atuais trabalhadores precisam se mostrar mais atualizados e informados (é o trabalhador da gola social).
a) O trabalho formal é a atividade profissional registrada e oficializada dentro da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, no qual o funcionário pode contar com a proteção e amparo das leis trabalhistas. Ao contrário do que acontece no trabalho informal, o indivíduo que possui carteira assinada usufrui de todas as vantagens e benefícios garantidos pela contribuição regular dos impostos.
O trabalho informal diz respeito a profissionais que exercem suas atividades sem registro na carteira — e, por não possuir vínculo empregatício, não contam com benefícios trabalhistas como férias, licença maternidade, aposentadoria, seguro desemprego, entre outros.
b) O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos. Estes novos elementos afetam os setores da economia de um país (indústria, comércio e serviços), causando demissão, geralmente, em grande quantidade.
O desemprego conjuntural é gerado por crises econômicas internas ou externas. Crises econômicas, geralmente, diminuem o consumo, as exportações, a produção e, por consequência de tudo isso, aumenta o desemprego. Quando a economia de um país se recupera, após o fim de uma crise, o desemprego conjuntural tende a diminuir. No caso do desemprego estrutural, as vagas de emprego fechadas naquelas funções não são mais retomadas.
Comentário: A atual fase do capitalismo busca a terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição na busca pela redução de custos e, consequentemente, obter maior lucratividade, ocorre também a grande concentração de capitais e formação de conglomerados.
Gabarito: Implantado pelo empresário Henry Ford (1863 – 1947) na produção de automóveis, no início do século XX. Suas principais características são:
- Divisão do trabalho.
- Maximização da produção e minimização do tempo.
- Redução do volume do estoque da matéria-prima em transformação.
- Verticalização e racionalização da produção.
- Aperfeiçoamento da linha de montagem.
- Aumento da capacidade de produtividade dos operários, através da especialização em algum setor da linha de montagem.
- Consumo em massa.
Uma linha de montagem industrial é projetada para ser altamente eficiente e muito rentável. Os trabalhadores se concentram em uma pequena tarefa que faz parte de um método global de manufatura, o que significa que não há exigência de treinamento extensivo. As peças são alimentadas ao longo de uma correia transportadora ou uma série de correias para que os trabalhadores possam atuar, criando um fluxo contínuo do produto desejado.
a) Falso – Não era necessária qualificação intelectual para realizar as atividades na linha de produção do fordismo.
b) Falso – Não havia flexibilidade de divisão do trabalho na linha de montagem, pois cada operário se especializava em uma determinada parte do processo produtivo.
c) Verdadeiro – Henry Ford popularizou o automóvel como mercadoria, ao aumentar o volume da produção e ao possibilitar que os próprios funcionários da indústria comprassem os veículos.
d) Falso – Nesse período já havia certa preocupação com as leis trabalhistas.
Gabarito: Para se enquadrar no perfil ideal dos modelos taylorista e fordista, o operário deve se especializar em uma parte da linha de produção, não sendo necessária a compreensão de todo o processo produtivo. Deve intensificar sua capacidade de produção e realizar as atividades em tempos reduzidos.
A principal consequência para o funcionário dos modelos taylorista e fordista é a alienação, pois a realização de atividades repetitivas gera uma alienação física, além da alienação ideológica que estes são sujeitos, entendendo como uma situação normal o processo de divisão e maximização da produção.
Comentário: Com o processo de Globalização, a propriedade privada tornou-se predominante no mundo, o que ocasionou o surgimento de grandes corporações que passaram a ter influência decisiva sobre a dinâmica econômica mundial.
Gabarito: Em síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre. Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Comentário: A charge apresenta uma crítica irônica às supostas “vantagens” da globalização, expressa na fala da professora. O que se vê, na divisão do Globo Terrestre, com o norte maior que o sul, é a expressão da Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do norte desenvolvido estabelecem sua soberania sobre os países do Sul subdesenvolvido, através do domínio da produção e consumo das tecnologias.
Questão 16:
Gabarito: b
Comentário: Em economia, BRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (o grupo BRIC: Brasil, Rússia, Índia e China), que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. Apesar de o grupo ainda não ser um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, como no caso da União Europeia, existem fortes indicadores de que os quatro países do BRIC têm procurado formar um clube político ou uma aliança, e assim converter seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica. Desde 2009, os líderes do grupo realizam cúpulas anuais.
Questão 15:
Gabarito: alternativa d.
Comentário: ONGs é a sigla para Organizações não Governamentais, que são instituições criadas sem ajuda ou vínculos com o governo, geralmente de fundo social e sem fins lucrativos.
As ONGS são caracterizadas por ações de solidariedade nas políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em favor de populações excluídas das condições da cidadania, ou também pelos direitos dos animais. As ONGs fazem parte do chamado terceiro setor da Economia.
Questão 14:
Gabarito:
1 - b 6 - a 11 - d 16 - d
2 - a 7 - c 12 - b 17 - b
3 - c 8 - a 13 - a 18 - d
4 - b 9 - a 14 - d 19 - b
5 - d 10 - b 15 - a 20 - c
Comentários:
ONU: Organização das Nações Unidas.
OMC: Organização Mundial do Comércio.
OPEP: Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
OMS: Organização Mundial da Saúde.
UE: União Europeia.
OIT: Organização Internacional do Trabalho.
FEM: Fórum Econômico Mundial.
G7: Grupo dos países mais ricos do mundo. USA, Japão, Inglaterra, França, Itália, Canadá e Alemanha - mais a Rússia (esta faz parte por causa de sua força bélica e histórica), assim vira G7+1 ou G8.
FAO: Organização para a Alimentação e Agricultura.
GATT: Acordo Geral de Tarifas e Comércio.
OCDE: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento do Comércio.
ONG: Organização Não Governamental.
Unesco: Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
FSM: Fórum Social Mundial.
Questão 13:
Gabarito: Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
Fracassos: conflitos entre EUA e URSS e seus desdobramentos (Guerra do Vietnã, Guerra da Coréia e Guerra do Afeganistão), conflitos entre palestinos e israelenses, Guerra da Síria, invasão dos EUA no Iraque, a invasão da Rússia na Criméia.
Questão 12:
Gabarito:
a) Aquele que não sabe ler nem escrever.
b) Aquele que sabe escrever o nome.
c) Sabe ler e escrever, porém ao compreende o que lê e escreve. Também é a pessoa com um diploma em uma área e não sabe executar o trabalho dessa mesma área.
d) Aquele que não sabe operar um computador ou tecnologias semelhantes. É uma das principais causas do desemprego estrutural.
Questão 11:
Gabarito: alternativa e.
Comentário: De acordo com o meio onde o deslocamento é realizado, os meios de transporte são classificados em:
Terrestres: deslocam-se na terra (ruas, estradas, rodovias) sendo classificados em ferroviário, rodoviário e metroviário. Os meios de transporte terrestres podem ser trem, ônibus, metrô, carro, moto, caminhão, bicicleta, dentre outros.Aquáticos: também chamados de hidroviários, os meios de transporte aquáticos deslocam-se na água, por meio de barcos, navios, balsas, canoas. São classificados em marítimo (mar), fluvial (rio) e lacustre (lago).Aéreos: os meios de transporte aéreos são aqueles que se deslocam no ar, sendo considerado a modalidade criada recentemente e uma das mais rápidas do mundo. Exemplos: aviões, helicópteros, balões e dirigíveis. Dutoviários: também chamado de transporte tubular, esse tipo de transporte é feito por meio de tubos, para trasportar gases e fluidos.
Questão 10:
Gabarito: O trabalhador fordista é um operário que trabalha com movimentos repetitivos, sem a necessidade de pensar ou desenvolver algo (é o trabalhador de macacão azul). Já os trabalhadores atuais estão mais inseridos no setor terciário, pois a tecnologia está cada vez mais presente nas indústrias. Apesar das rotinas, os atuais trabalhadores precisam se mostrar mais atualizados e informados (é o trabalhador da gola social).
Questão 9:
Gabarito: alternativa e.
Comentário: leia novamente o gabarito da questão 8.
Questão 8:
Gabarito:
a) O trabalho formal é a atividade profissional registrada e oficializada dentro da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, no qual o funcionário pode contar com a proteção e amparo das leis trabalhistas. Ao contrário do que acontece no trabalho informal, o indivíduo que possui carteira assinada usufrui de todas as vantagens e benefícios garantidos pela contribuição regular dos impostos.
O trabalho informal diz respeito a profissionais que exercem suas atividades sem registro na carteira — e, por não possuir vínculo empregatício, não contam com benefícios trabalhistas como férias, licença maternidade, aposentadoria, seguro desemprego, entre outros.
b) O desemprego estrutural é aquele gerado pela introdução de novas tecnologias ou de sistemas e processos voltados para a redução de custos. Estes novos elementos afetam os setores da economia de um país (indústria, comércio e serviços), causando demissão, geralmente, em grande quantidade.
O desemprego conjuntural é gerado por crises econômicas internas ou externas. Crises econômicas, geralmente, diminuem o consumo, as exportações, a produção e, por consequência de tudo isso, aumenta o desemprego. Quando a economia de um país se recupera, após o fim de uma crise, o desemprego conjuntural tende a diminuir. No caso do desemprego estrutural, as vagas de emprego fechadas naquelas funções não são mais retomadas.
Questão 7:
Gabarito: alternativa d.
Comentário: A atual fase do capitalismo busca a terceirização das atividades de apoio à produção e distribuição na busca pela redução de custos e, consequentemente, obter maior lucratividade, ocorre também a grande concentração de capitais e formação de conglomerados.
Questão 6:
Gabarito: Implantado pelo empresário Henry Ford (1863 – 1947) na produção de automóveis, no início do século XX. Suas principais características são:
- Divisão do trabalho.
- Maximização da produção e minimização do tempo.
- Redução do volume do estoque da matéria-prima em transformação.
- Verticalização e racionalização da produção.
- Aperfeiçoamento da linha de montagem.
- Aumento da capacidade de produtividade dos operários, através da especialização em algum setor da linha de montagem.
- Consumo em massa.
Uma linha de montagem industrial é projetada para ser altamente eficiente e muito rentável. Os trabalhadores se concentram em uma pequena tarefa que faz parte de um método global de manufatura, o que significa que não há exigência de treinamento extensivo. As peças são alimentadas ao longo de uma correia transportadora ou uma série de correias para que os trabalhadores possam atuar, criando um fluxo contínuo do produto desejado.
Questão 5:
Gabarito: alternativa: alternativa c.
Comentário:
a) Falso – Não era necessária qualificação intelectual para realizar as atividades na linha de produção do fordismo.
b) Falso – Não havia flexibilidade de divisão do trabalho na linha de montagem, pois cada operário se especializava em uma determinada parte do processo produtivo.
c) Verdadeiro – Henry Ford popularizou o automóvel como mercadoria, ao aumentar o volume da produção e ao possibilitar que os próprios funcionários da indústria comprassem os veículos.
d) Falso – Nesse período já havia certa preocupação com as leis trabalhistas.
Questão 4:
Gabarito: Para se enquadrar no perfil ideal dos modelos taylorista e fordista, o operário deve se especializar em uma parte da linha de produção, não sendo necessária a compreensão de todo o processo produtivo. Deve intensificar sua capacidade de produção e realizar as atividades em tempos reduzidos.
A principal consequência para o funcionário dos modelos taylorista e fordista é a alienação, pois a realização de atividades repetitivas gera uma alienação física, além da alienação ideológica que estes são sujeitos, entendendo como uma situação normal o processo de divisão e maximização da produção.
Questão 3:
Gabarito: Alternativa d.
Comentário: Com o processo de Globalização, a propriedade privada tornou-se predominante no mundo, o que ocasionou o surgimento de grandes corporações que passaram a ter influência decisiva sobre a dinâmica econômica mundial.
Questão 2:
Gabarito: Em síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre. Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Questão 1:
Gabarito: Alternativa d.
Comentário: A charge apresenta uma crítica irônica às supostas “vantagens” da globalização, expressa na fala da professora. O que se vê, na divisão do Globo Terrestre, com o norte maior que o sul, é a expressão da Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do norte desenvolvido estabelecem sua soberania sobre os países do Sul subdesenvolvido, através do domínio da produção e consumo das tecnologias.