Correção da atividade Re-Ação (p. 63 e 64): Respostas.
1 - Na linha de montagem proposta por Ford, os trabalhadores se mantinham fixos em seus postos, realizando tarefas repetitivas, e uma esteira transportadora movia as peças. Com isso, houve grande aumento da produtividade.
2 - A automação industrial consiste no uso cada vez mais intenso de máquinas e robôs nas indústrias, fazendo o trabalho que antes era feito por seres humanos.
3 - O desemprego estrutural caracteriza-se pelo descompasso entre as necessidades do mercado e a qualificação do trabalhador, isto é, o avanço tecnológico gera a necessidade de pessoas altamente preparadas, e, muitas vezes, os postos de trabalho não são preenchidos por falta de profissionais com o perfil desejado pelo mercado.
4 - Os governantes devem fazer grandes investimentos em educação e na qualificação do trabalhador, com escolas preparatórias e cursos profissionalizantes.
5 - A ONU foi criada logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de tentar manter a paz entre os povos, evitando novos conflitos, entre eles uma possível Terceira Guerra Mundial.
6 - Não. Eles são, na realidade, grupos formados pelas semelhanças e pela importância que ocupam no mundo. Entretanto, não agem como blocos econômicos, que têm objetivos mais precisos, como reduzir tarifas, estabelecer a livre circulação de pessoas e mercadorias, a tarifa externa comum, etc.
7 - a) Significam organizações de pessoas que lutam por causas comuns.
b) Resposta pessoal. (podemos citar o MST, as organizações de estudantes brasileiros contra a corrupção, os movimentos por moradia, entre outros).
8 - Não, os conflitos entre povos e países não cessaram. Podemos citar como exemplo o descumprimento das decisões da ONU em relação à invasão do Iraque, além de se mostrar pouco eficiente na resolução de conflitos contemporâneos como a Primavera Árabe e a guerra na Síria.
Correção da atividade Re-Ação (p. 61 e 62): Respostas.
1 - Corresponde a todo o conjunto de comunicação e aparatos usados para transmitir informações, como sites de notícias da internet, jornais e revistas impressas, rádio, televisão, cinema, outdoors, propaganda, anúncios publicitários, etc.
2 - Essas novas tecnologias digitais permitem ao jornalista produzir e enviar, à redação ou ao site de notícias, informações sobre determinado fato quase no mesmo momento em que ocorre, agilizando os processos de apuração e comunicação.
3 - A divisão da cidade de Berlim em um lado socialista e outro capitalista ocorreu sem que houvesse uma divisão física separando essas duas porções e muitas pessoas fugiam do lado oriental para o lado ocidental. Os soviéticos construíram o
muro para evitar essas fugas.
4 - Plano desencadeado pelo então presidente dos Estados Unidos Harry Truman com objetivo de conter a expansão do poder soviético pelo mundo.
5 - Há a propriedade particular dos meios de produção, no sistema capitalista, e a propriedade coletiva dos meios de produção, controlada pelo Estado, no sistema socialista. A economia é planificada no sistema socialista; já no sistema capitalista, a economia é de mercado, com base no lucro.
6 - Não. O socialismo real apresentou-se com muitas distorções, como privação de liberdades individuais, excessiva burocratização nos partidos comunistas e corrupção. Como exemplo, podemos citar a ex-União Soviética, em que problemas no consumo e excessiva burocratização do Estado e do Partido Comunista russo levaram a distorções bastante sérias em relação à teoria marxista.
7 - O “eixo do mal” era representado por países árabes, em especial o Iraque e o Afeganistão, onde fundamentalistas islâmicos, críticos severos dos Estados Unidos, planejavam sucessivas ações terroristas.
8 - Porque as forças econômicas apresentam-se distribuídas em blocos de influência regional e não permitem que os Estados Unidos ocupem um papel de liderança solitária no mundo atual.
Correção da atividade Sessão Extra (p. 57): Respostas.
1 - a
2 - A invasão do Iraque, os ataques feitos aos curdos, a dizimação de populações indígenas, o trabalho infantil existente em vários países do globo e o desrespeito aos africanos podem ser exemplos de desrespeito aos princípios de igualdade e fraternidade propostos na declaração da ONU.
3 - O GATT não conseguiu atender de forma abrangente às demandas dos países-membros, ou seja, essa organização não era representativa a ponto de resolver
impasses comerciais; assim, foi criada a OMC.
4 - b
5 - São organizações da sociedade civil que trabalham por meio de doações e de associados e que têm como objetivo atuar em áreas a que os governos não
conseguem chegar.
6 - A onda de manifestações populares contra governos do mundo árabe ficou conhecida como Primavera Árabe. A principal motivação para as revoltas foi a insatisfação dos indivíduos com os efeitos da crise econômica e com a ausência de democracia. A internet, em especial as redes sociais, teve um papel importante no movimento, uma vez que facilitou a comunicação entre as pessoas e a convocação para que fossem às ruas a fim de protestar contra o governo de seu país.
1 - As ONGs representam a cidadania, pois a sociedade civil se torna corresponsável pelos problemas da população e da natureza, não depositando todas as suas esperanças nos governantes.
2 - A participação dos cidadãos nas ONGs vem aumentando, mas ainda é insuficiente para atender à demanda. Há necessidade de apoio da mídia e de maior conscientização das pessoas por meio da educação.
3 - As ONGs representam um elo que deveria existir entre a sociedade e o poder público, porque atuam na ausência da responsabilidade do Estado. A correspondência passa, então, para as entidades não governamentais (representantes da sociedade civil) em parceria com empresas privadas. São importantes meios de representação e pressão política.
Correção da atividade Ação (p. 53 e 54): Respostas.
1 - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Todos são emergentes e foram capazes de estabelecer estruturas industriais internamente, ainda que tais estruturas apresentem características singulares, por terem sido desenvolvidas em contextos e períodos diferentes. A industrialização de todos os países do Brics ocorreu com forte interferência e orientação do Estado, sobretudo nos últimos 50 anos.
2 - Ao longo da década de 1990, o governo chinês esforçou-se para tornar seu sistema econômico mais orientado para o mercado, além de adotar grandes programas de pesquisa tecnológica, criar parques de alta tecnologia e projetos voltados para a inovação. As medidas empreendidas há algumas décadas, como investimento em infraestrutura e na capacitação de pessoal, contribuíram para que a China obtivesse os resultados da atualidade.
Correção da atividade Cooperação (p. 48): Respostas.
a) Privatização de empresas, atuação mínima do Estado na economia, formação de monopólios, livre mercado.
b) Aspectos positivos: preços competitivos dos produtos, controle da inflação, aumento dos investimentos na produção e em obras de infraestrutura (estradas de rodagem, energia, etc.).
Aspectos negativos: falência ou venda a estrangeiros de várias empresas nacionais, aumento de desemprego, redução de salários, aumento do déficit da balança comercial do país, levando-o a pedir empréstimos estrangeiros.
Correção da atividade Sessão Extra (p. 42): Respostas.
1 - b
2 - d
3 - O modelo produtivo retratado na charge é o fordismo, que se caracteriza pela produção em série, em linhas de montagem, nas quais o trabalhador executa sempre a mesma atividade, sem ter conhecimento do processo todo e de seu resultado final; por essa razão, o modelo foi considerado alienante e exaustivo por muitos estudiosos das ciências humanas.
4 - c
5 - Gerou-se uma diminuição sistemática da mão de obra pouco qualificada, estabelecendo-se um descompasso entre a oferta de empregos que exigiam
grande capacitação do trabalhador e o trabalhador com baixa qualificação.
6. São analfabetas digitais pessoas que não têm noções básicas de informática, o que dificulta a contratação delas ou mesmo o desenvolvimento de atividades
Correção da atividade Desenvolva (p. 41): Respostas.
a) afirma que morre muito menos gente e as pessoas vivem mais.
b) o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias podem ser empregados para o bem da humanidade desde que promovam maior produção e distribuição de alimentos, bem como acesso a inovadores medicamentos e tratamentos médicos para diversas partes do mundo.
Correção da atividade Integração (p. 41): Resposta.
Seguir um padrão de cultura ou de consumo global não leva a um estado de felicidade, pois novas necessidades são criadas, surgem novas insatisfações e a busca da "felicidade" continua. Essa é a lógica da sociedade de consumo.
Correção da atividade Integração (p. 36): Respostas.
1 - Resposta pessoa. (A redução de movimentos e, principalmente, do pensamento seria a negação de nossa humanidade, da afirmação da personalidade e da liberdade de ir e vir.)
2 - Resposta Pessoal. (Henry Ford assumiu a sua humanidade, ou seja, que tinha uma inteligência e sensibilidade que o impediram de realizar um trabalho repetitivo e alienante.
3 - Resposta pessoal. (Uma das acepções do termo "alienação", segundo Saviani - 2004, p. 29 - "vem do sentido mais corrente de 'alienação' e 'alienado' para se referir àqueles que não têm consciência da sua própria situação, que não sabem como sujeitos da História, aqueles que perderam a sua condição de sujeitos de seus próprios atos, de suas próprias obras".)
1 - O desenvolvimento de novos sistemas de transportes e inovadores meios de comunicação deram a impressão de que o mundo está menor, em razão da rapidez com que se pode ir de um local distante para outro e da eficiência na transmissão de mensagens e imagens.
2 - Resposta pessoal. (Podemos observar melhorias nos serviços de telefonia e internet, e mesmo a adoção de sistemas de transporte mais rápidos.)
Correção da atividade Re-Ação (p. 63 e 64): Respostas.
1 - Na linha de montagem proposta por Ford, os trabalhadores se mantinham fixos em seus postos, realizando tarefas repetitivas, e uma esteira transportadora movia as peças. Com isso, houve grande aumento da produtividade.
2 - A automação industrial consiste no uso cada vez mais intenso de máquinas e robôs nas indústrias, fazendo o trabalho que antes era feito por seres humanos.
3 - O desemprego estrutural caracteriza-se pelo descompasso entre as necessidades do mercado e a qualificação do trabalhador, isto é, o avanço tecnológico gera a necessidade de pessoas altamente preparadas, e, muitas vezes, os postos de trabalho não são preenchidos por falta de profissionais com o perfil desejado pelo mercado.
4 - Os governantes devem fazer grandes investimentos em educação e na qualificação do trabalhador, com escolas preparatórias e cursos profissionalizantes.
5 - A ONU foi criada logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de tentar manter a paz entre os povos, evitando novos conflitos, entre eles uma possível Terceira Guerra Mundial.
6 - Não. Eles são, na realidade, grupos formados pelas semelhanças e pela importância que ocupam no mundo. Entretanto, não agem como blocos econômicos, que têm objetivos mais precisos, como reduzir tarifas, estabelecer a livre circulação de pessoas e mercadorias, a tarifa externa comum, etc.
7 - a) Significam organizações de pessoas que lutam por causas comuns.
b) Resposta pessoal. (podemos citar o MST, as organizações de estudantes brasileiros contra a corrupção, os movimentos por moradia, entre outros).
8 - Não, os conflitos entre povos e países não cessaram. Podemos citar como exemplo o descumprimento das decisões da ONU em relação à invasão do Iraque, além de se mostrar pouco eficiente na resolução de conflitos contemporâneos como a Primavera Árabe e a guerra na Síria.
Correção da atividade Re-Ação (p. 61 e 62): Respostas.
1 - Corresponde a todo o conjunto de comunicação e aparatos usados para transmitir informações, como sites de notícias da internet, jornais e revistas impressas, rádio, televisão, cinema, outdoors, propaganda, anúncios publicitários, etc.
2 - Essas novas tecnologias digitais permitem ao jornalista produzir e enviar, à redação ou ao site de notícias, informações sobre determinado fato quase no mesmo momento em que ocorre, agilizando os processos de apuração e comunicação.
3 - A divisão da cidade de Berlim em um lado socialista e outro capitalista ocorreu sem que houvesse uma divisão física separando essas duas porções e muitas pessoas fugiam do lado oriental para o lado ocidental. Os soviéticos construíram o
muro para evitar essas fugas.
4 - Plano desencadeado pelo então presidente dos Estados Unidos Harry Truman com objetivo de conter a expansão do poder soviético pelo mundo.
5 - Há a propriedade particular dos meios de produção, no sistema capitalista, e a propriedade coletiva dos meios de produção, controlada pelo Estado, no sistema socialista. A economia é planificada no sistema socialista; já no sistema capitalista, a economia é de mercado, com base no lucro.
6 - Não. O socialismo real apresentou-se com muitas distorções, como privação de liberdades individuais, excessiva burocratização nos partidos comunistas e corrupção. Como exemplo, podemos citar a ex-União Soviética, em que problemas no consumo e excessiva burocratização do Estado e do Partido Comunista russo levaram a distorções bastante sérias em relação à teoria marxista.
7 - O “eixo do mal” era representado por países árabes, em especial o Iraque e o Afeganistão, onde fundamentalistas islâmicos, críticos severos dos Estados Unidos, planejavam sucessivas ações terroristas.
8 - Porque as forças econômicas apresentam-se distribuídas em blocos de influência regional e não permitem que os Estados Unidos ocupem um papel de liderança solitária no mundo atual.
Correção da atividade O que você aprendeu? (p.58 e 59): Respostas.[
1 - Ideólogo do socialismo.
2 - Divisão da Alemanha.
3 - Conflito não declarado entre as superpotências.
4 - Desemprego do trabalhador com baixa qualificação.
6 - Linha de montagem.
7 - Conjunto de conhecimentos e princípios científicos.
Correção da atividade Sessão Extra (p. 57): Respostas.
1 - a
2 - A invasão do Iraque, os ataques feitos aos curdos, a dizimação de populações indígenas, o trabalho infantil existente em vários países do globo e o desrespeito aos africanos podem ser exemplos de desrespeito aos princípios de igualdade e fraternidade propostos na declaração da ONU.
3 - O GATT não conseguiu atender de forma abrangente às demandas dos países-membros, ou seja, essa organização não era representativa a ponto de resolver
impasses comerciais; assim, foi criada a OMC.
4 - b
5 - São organizações da sociedade civil que trabalham por meio de doações e de associados e que têm como objetivo atuar em áreas a que os governos não
conseguem chegar.
6 - A onda de manifestações populares contra governos do mundo árabe ficou conhecida como Primavera Árabe. A principal motivação para as revoltas foi a insatisfação dos indivíduos com os efeitos da crise econômica e com a ausência de democracia. A internet, em especial as redes sociais, teve um papel importante no movimento, uma vez que facilitou a comunicação entre as pessoas e a convocação para que fossem às ruas a fim de protestar contra o governo de seu país.
Correção da atividade Ação (p. 56): Respostas.
1 - As ONGs representam a cidadania, pois a sociedade civil se torna corresponsável pelos problemas da população e da natureza, não depositando todas as suas esperanças nos governantes.
2 - A participação dos cidadãos nas ONGs vem aumentando, mas ainda é insuficiente para atender à demanda. Há necessidade de apoio da mídia e de maior conscientização das pessoas por meio da educação.
3 - As ONGs representam um elo que deveria existir entre a sociedade e o poder público, porque atuam na ausência da responsabilidade do Estado. A correspondência passa, então, para as entidades não governamentais (representantes da sociedade civil) em parceria com empresas privadas. São importantes meios de representação e pressão política.
Correção da atividade Ação (p. 53 e 54): Respostas.
1 - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Todos são emergentes e foram capazes de estabelecer estruturas industriais internamente, ainda que tais estruturas apresentem características singulares, por terem sido desenvolvidas em contextos e períodos diferentes. A industrialização de todos os países do Brics ocorreu com forte interferência e orientação do Estado, sobretudo nos últimos 50 anos.
2 - Ao longo da década de 1990, o governo chinês esforçou-se para tornar seu sistema econômico mais orientado para o mercado, além de adotar grandes programas de pesquisa tecnológica, criar parques de alta tecnologia e projetos voltados para a inovação. As medidas empreendidas há algumas décadas, como investimento em infraestrutura e na capacitação de pessoal, contribuíram para que a China obtivesse os resultados da atualidade.
Correção da atividade Cooperação (p. 48): Respostas.
a) Privatização de empresas, atuação mínima do Estado na economia, formação de monopólios, livre mercado.
b) Aspectos positivos: preços competitivos dos produtos, controle da inflação, aumento dos investimentos na produção e em obras de infraestrutura (estradas de rodagem, energia, etc.).
Aspectos negativos: falência ou venda a estrangeiros de várias empresas nacionais, aumento de desemprego, redução de salários, aumento do déficit da balança comercial do país, levando-o a pedir empréstimos estrangeiros.
Correção da atividade Desenvolva (p. 46): Respostas.
a) Os países desenvolvidos do hemisfério norte estão centrados na projeção (projeção plana polar norte).
b) Os países localizados no hemisfério sul situam-se na periferia do mapa; em sua maioria, são países não desenvolvidos.
c) O período em questão é o da criação da ONU em 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial.
Correção da atividade Sessão Extra (p. 42): Respostas.
1 - b
2 - d
3 - O modelo produtivo retratado na charge é o fordismo, que se caracteriza pela produção em série, em linhas de montagem, nas quais o trabalhador executa sempre a mesma atividade, sem ter conhecimento do processo todo e de seu resultado final; por essa razão, o modelo foi considerado alienante e exaustivo por muitos estudiosos das ciências humanas.
4 - c
5 - Gerou-se uma diminuição sistemática da mão de obra pouco qualificada, estabelecendo-se um descompasso entre a oferta de empregos que exigiam
grande capacitação do trabalhador e o trabalhador com baixa qualificação.
6. São analfabetas digitais pessoas que não têm noções básicas de informática, o que dificulta a contratação delas ou mesmo o desenvolvimento de atividades
numa série de frentes de trabalho.
Correção da atividade Desenvolva (p. 41): Respostas.
a) afirma que morre muito menos gente e as pessoas vivem mais.
b) o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias podem ser empregados para o bem da humanidade desde que promovam maior produção e distribuição de alimentos, bem como acesso a inovadores medicamentos e tratamentos médicos para diversas partes do mundo.
Correção da atividade Integração (p. 41): Resposta.
Seguir um padrão de cultura ou de consumo global não leva a um estado de felicidade, pois novas necessidades são criadas, surgem novas insatisfações e a busca da "felicidade" continua. Essa é a lógica da sociedade de consumo.
Correção do Simulando (p. 37): Resposta.
Alternativa "A".
Correção da atividade Integração (p. 36): Respostas.
1 - Resposta pessoa. (A redução de movimentos e, principalmente, do pensamento seria a negação de nossa humanidade, da afirmação da personalidade e da liberdade de ir e vir.)
2 - Resposta Pessoal. (Henry Ford assumiu a sua humanidade, ou seja, que tinha uma inteligência e sensibilidade que o impediram de realizar um trabalho repetitivo e alienante.
3 - Resposta pessoal. (Uma das acepções do termo "alienação", segundo Saviani - 2004, p. 29 - "vem do sentido mais corrente de 'alienação' e 'alienado' para se referir àqueles que não têm consciência da sua própria situação, que não sabem como sujeitos da História, aqueles que perderam a sua condição de sujeitos de seus próprios atos, de suas próprias obras".)
Correção do Desafio (p. 33): Respostas.
1 - O desenvolvimento de novos sistemas de transportes e inovadores meios de comunicação deram a impressão de que o mundo está menor, em razão da rapidez com que se pode ir de um local distante para outro e da eficiência na transmissão de mensagens e imagens.
2 - Resposta pessoal. (Podemos observar melhorias nos serviços de telefonia e internet, e mesmo a adoção de sistemas de transporte mais rápidos.)