Correção da atividade Re-Ação (p. 53 e 54): Respostas.
1 - As afirmativas a, d e f estão corretas.
b) A paisagem rural apresenta elementos naturais e culturais.
c) Numa paisagem urbana aparecerão elementos culturais e naturais.
e) Nas diferentes formas de paisagem ocorrerão transformações humanas e naturais.
2 - Resposta circunstancial. Você pode mencionar, por exemplo, construções, ruas pavimentadas, postes como elementos culturais; ou áreas verdes, com árvores e passarinhos, como elementos naturais.
3 - O barulho que caracteriza poluição sonora em áreas urbanas e os gases invisíveis que acarretam poluição atmosférica.
4 - Eles são importantes para a determinação das latitudes, longitudes, fusos horários e zonas de iluminação.
5 - a) Oceano Atlântico.
b) Oceano Índico.
c) Continente africano.
6 - Equinócio: ocorre nos meses de março e setembro, ocasião em que os raios solares incidem perpendicularmente na linha do equador, iluminando os hemisférios norte e sul igualmente.
Solstício: acontece em junho (verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul) e em dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte).
Os mapas eram feitos com base na observação direta dos locais, os chamados
estudos de campo, e que portanto era necessário ir até o local para traçá-lo. Atualmente, os cartógrafos contam com uma série de tecnologias, como os satélites e os aviões, o que facilitou muito a elaboração dos mapas.
1 - Prestem atenção na repetição de alguns padrões de cores e símbolos (por exemplo, linha azul para rios, aviões para aeroportos, etc.). Isso será importante para que se perceba de onde surgiram as convenções cartográficas.
Acesse o link: <http://mapas.ibge.gov.br/ escolares/publico-infantil.html> e tenha mais informações sobre o assunto.
2 - a) Os países que a compõem e as respectivas capitais.
b) Com uma linha descontínua (linha e pontos).
c) Desenhar um quadrado.
d) Foram os círculos verdes em tamanhos diferentes.
b) Países com tons mais claros (República Democrática do Congo, Angola e Zâmbia).
c) Países com tons mais escuros (Canadá, Austrália, Alemanha, França e Reino Unido)
d) Foi possível identificar os países pelas cores usadas no mapa e na legenda: os mais claros são de esperança de vida menor, e os mais escuros, de esperança de vida maior.
1 - A escala deve ser pequena, pois a área do mundo a ser representada é muito grande.
2 - Seria uma escala grande, em razão da quantidade de detalhes a ser representada.
3 - Não, visto que, em geral, os quarteirões não apresentam 600 m, e um quarteirão de 100 m ficaria muito pequeno, não sendo possível representá-lo em detalhes.
A) A localização é facilitada no planisfério, uma vez que essa representação coloca num único plano todos os países do mundo.
B) Não, pois o planisfério apresenta todos os países no mesmo plano, não havendo como estabelecer essa oposição.
C) O globo terrestre.
D) Seguiria rumo ao leste, passando pelo oceano Atlântico, pelo sul da África e pelo oceano Índico.
E) Seria melhor rumar para o oeste, pelo oceano Pacífico.
F) Utilizando um planisfério grande, parte da rota atravessaria o oceano Atlântico, ao passo que pelo globo terrestre a rota seria pelo oceano Pacífico.
Correção da atividade Re-Ação (p. 55 e 56): Respostas.
1 - O globo terrestre permite uma visualização fiel do posicionamento de um continente em relação aos demais.
2 - A projeção de Mercator, por manter o formato dos continentes, permitiu que as navegações fossem mais precisas.
3 - É a representação plana da esfera terrestre.
4 - Porque é uma projeção que não distorce o formato dos continentes.
5 - A escala 1 cm : 1 km, pois assim a planta da propriedade rural ficaria na folha com 20 cm de lado e maior, mais rica em detalhes.
6 - A legenda serve para fornecer todas as informações do mapa de modo mais limpo e didático.
7 - a) Representam os limites dos países e dos estados.
b) Deve multiplicar a distância medida no mapa por 200 e chegará à distância real em quilômetros, cerca de 210 km.
Correção da atividade Re-Ação (p. 53 e 54): Respostas.
1 - As afirmativas a, d e f estão corretas.
b) A paisagem rural apresenta elementos naturais e culturais.
c) Numa paisagem urbana aparecerão elementos culturais e naturais.
e) Nas diferentes formas de paisagem ocorrerão transformações humanas e naturais.
2 - Resposta circunstancial. Você pode mencionar, por exemplo, construções, ruas pavimentadas, postes como elementos culturais; ou áreas verdes, com árvores e passarinhos, como elementos naturais.
3 - O barulho que caracteriza poluição sonora em áreas urbanas e os gases invisíveis que acarretam poluição atmosférica.
4 - Eles são importantes para a determinação das latitudes, longitudes, fusos horários e zonas de iluminação.
5 - a) Oceano Atlântico.
b) Oceano Índico.
c) Continente africano.
6 - Equinócio: ocorre nos meses de março e setembro, ocasião em que os raios solares incidem perpendicularmente na linha do equador, iluminando os hemisférios norte e sul igualmente.
Solstício: acontece em junho (verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul) e em dezembro (verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte).
7 - Movimento de Translação.
Correção da atividade O que você aprendeu? (p. 50 e 51): Respostas.
1 - Natural
2 - Translação
Rotação
3 - Equinócio
4 - Paralelos
Meridianos
5 - Menor distância entre um ponto qualquer do planisfério e o equador.
Menor distância entre um ponto qualquer do planisfério e Greenwich.
6 - Grande
7 - Símbolos
8 - Permite obter imagens e dados da superfície terrestre.
Correção da atividade Ação (p. 49): Resposta.
Os mapas eram feitos com base na observação direta dos locais, os chamados
estudos de campo, e que portanto era necessário ir até o local para traçá-lo. Atualmente, os cartógrafos contam com uma série de tecnologias, como os satélites e os aviões, o que facilitou muito a elaboração dos mapas.
Correção da atividade Ação (p. 48): Respostas.
1 - Prestem atenção na repetição de alguns padrões de cores e símbolos (por exemplo, linha azul para rios, aviões para aeroportos, etc.). Isso será importante para que se perceba de onde surgiram as convenções cartográficas.
Acesse o link: <http://mapas.ibge.gov.br/ escolares/publico-infantil.html> e tenha mais informações sobre o assunto.
2 - a) Os países que a compõem e as respectivas capitais.
b) Com uma linha descontínua (linha e pontos).
c) Desenhar um quadrado.
d) Foram os círculos verdes em tamanhos diferentes.
e) O estado de São Paulo.
f) Acre, Roraima, Amapá e Piauí, entre outros.
Correção do desafio (p. 47): Respostas.
a) No continente africano.
b) Países com tons mais claros (República Democrática do Congo, Angola e Zâmbia).
c) Países com tons mais escuros (Canadá, Austrália, Alemanha, França e Reino Unido)
d) Foi possível identificar os países pelas cores usadas no mapa e na legenda: os mais claros são de esperança de vida menor, e os mais escuros, de esperança de vida maior.
Correção da atividade Desenvolva (p. 43): Respostas.
1 - Aproximadamente 1.100 km.
2 - Aproximadamente 700 km.
3 - Trata-se de uma escala pequena, uma vez que a área representada é de maior abrangência e com uma quantidade menor de detalhes.
Correção da atividade Ação (p. 42): Respostas.
1 - A escala deve ser pequena, pois a área do mundo a ser representada é muito grande.
2 - Seria uma escala grande, em razão da quantidade de detalhes a ser representada.
3 - Não, visto que, em geral, os quarteirões não apresentam 600 m, e um quarteirão de 100 m ficaria muito pequeno, não sendo possível representá-lo em detalhes.
Correção da atividade Ação (p. 35): Resposta.
“foram fundamentais para as Grandes Navegações”
“Os mapas sempre reuniram informações importantes [...] e informação é poder”
“Outros conterão informações sigilosas e servirão como fonte de informações para grandes grupos empresariais ou comandos militares”.
Correção da atividade Ação (p. 34): Respostas.
a) Não há projeção “mais correta”, pois cada uma se propõe a determinada
compreensão do espaço terrestre. Além disso, ambas apresentam distorções.
b) A projeção de Mercator, por ser mais fiel ao plano cartesiano, mantendo uma distância mais precisa entre os paralelos e os meridianos.
Correção da atividade Ação (p. 33): Respostas.
a) No globo, a Antártida apresenta um formato “arredondado” e menor; no planisfério, ela se mostra alongada.
b) A Groenlândia tem uma área muito menor que a da América do Sul ou a da África, o que não é perceptível no planisfério de Mercator.
Correção da atividade Desenvolva (p. 31): Respostas.
1 - Ocorreram alterações no formato.
2 - Mesmo esticando a figura, ela não se tornou plana como uma folha de papel.
Correção da atividade Ação (p. 28 E 29):
Respostas.
A) A localização é facilitada no planisfério, uma vez que essa representação coloca num único plano todos os países do mundo.
B) Não, pois o planisfério apresenta todos os países no mesmo plano, não havendo como estabelecer essa oposição.
C) O globo terrestre.
D) Seguiria rumo ao leste, passando pelo oceano Atlântico, pelo sul da África e pelo oceano Índico.
E) Seria melhor rumar para o oeste, pelo oceano Pacífico.
F) Utilizando um planisfério grande, parte da rota atravessaria o oceano Atlântico, ao passo que pelo globo terrestre a rota seria pelo oceano Pacífico.